terça-feira, 11 de abril de 2017

PROFESSORA SIM, TIA NÃO.

Também foi estudado na disciplina de Prática Pedagógica IV o livro de Paulo Freire, PROFESSORA SIM, TIA NÃO cartas a quem ousa ensinar.  Paulo Freire sempre lutou por uma escola democrática, uma escola que se ensina e se aprende, propondo assim, neste livro, um pensamento diferenciado do que significa um professor(a) e tio(o), fazendo nos pensar sobre como se ensina e a atuação do professor em sala com seus discentes. A professora Larissa fez uma atividade com esse livro, onde ela dividiu grupos de três pessoas, cada grupo, com temas diferenciados para ser discutido na aula, tendo assim, a compreensão do que Freire quer nos mostrar, que todo professor acabe se tornando responsável  pelo desenvolvimento, pela aprendizagem e pela formação de cada aluno. E também a questão, já que o professor é tão importante assim na vida de cada discente, por que deve ser chamado de tio (a)?
Assim, essa obra de Paulo Freire nos leva a pensar sobre fatos da atualidade sendo: o papel do professor, a falta de alfabetização, condições financeiras e entre outros. Tudo isso fazendo parte da mediação pedagógica e a interatividade.






2 comentários:

  1. Oi Reinara. Assim como você destacou, Freire nos motiva neste livro a compreender o papel do professor e a relação com a mediação pedagógica e a interatividade. Na sua concepção, como o professor pode articular isto em sala de aula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa. O professor tem que saber como lidar com os alunos, pois existe alunos que ainda são indisciplinados em sala de aula. Tem que saber como comunicar, como explicar determinado assunto.

      Excluir