sábado, 1 de abril de 2017

Resumo das aulas

Na aula dia 01/04/17 a professora Larissa Monique passou uma atividade em grupo, onde cada grupo deveria discutir e depois compartilhar entre os outros na sala sobre o que tinhamos compreendido sobre o que já tinha sido discutido das ultimas aulas: 1- Novo Cenário Educacional; 2- Uso das Novas Tecnologias; 3- Mediação Pedagógica e 4- Interatividade. Chegando nos conceitos de que:

1- No primeiro tópico discutimos o livro " Adeus professor adeus professora" de José Carlos Brandão, através de apresentação em grupo.
Com o passar do tempo, pode- se perceber diversas mudanças ocorridas na área educacional, devido á transformações e paradigmas que se manifestam na área.

2- O uso das novas tecnologias fazem parte desse novo cenário. Podemos perceber a integração das novas tecnologias chamadas TIC's como ferramentas para auxiliar o professor na sala de aula.

3- Estudamos o conceito de autoritário e autoritárismo apregado por Paulo Freire em que seu livro "Professora sim, Tia não". A mediação Pedagógica é a relação que professor e aluno tem através da aprendizagem e na busca de novos conhecimentos.

4- A interatividade está associado sempre á novas mídias de comunicação, ou seja, onde duas pessoas passam a compartilhar e interagir o que foram apreendidos entre si.

E a professora entregou o quadro comparativo que fizemos na ultima aula para dizer através de pequenos tópicos sobre:

 Prática Transmissora de Conteúdos que são por exemplo: matérias didáticos; brincadeiras; revistas; paródias e práticas em sala envolvendo o conteúdo.

Prática Mediadora com o uso das NTC's.: telecomunicação: a informática: celulares: televisão e calculadora.




Um comentário:

  1. Oi Reinara. Problematizo sua concepção da prática transmissora dos conteúdos.

    "Prática Transmissora de Conteúdos que são por exemplo: matérias didáticos; brincadeiras; revistas; paródias e práticas em sala envolvendo o conteúdo.

    Prática Mediadora com o uso das NTC's.: telecomunicação: a informática: celulares: televisão e calculadora."

    Sugiro que repense a concepção de prática transmissora de conteúdos porque os materiais didáticos, as brincadeiras e etc., não se configuram como transmissão. Na verdade, de maneira geral, o que vai caracterizar esta prática é o lugar do professor na sala de aula e a "forma" com que ele vai conduzindo os conteúdos. A mediação é a marca de um professor que não se vê como centro do processo de aprendizagem, mas que interage e ainda utiliza as NTIC's para auxiliar neste processo.

    ResponderExcluir